Prefeitura de Hulha Negra participa de seminário da Famurs, na Capital Gaúcha

07/04/2017 08:50

Fotos: Divulgação

O coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Luis Fernando Rehling de Lima e o servidor municipal, Volnei Manfron, estão participando da 25ª edição do Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura, no auditório do Tribunal de Contas do Estado em Porto Alegre.

Com o tema “Os desafios da agricultura no início de gestão”, o evento promovido pela Famurs tem o objetivo de levar orientações aos novos gestores públicos da área. O evento iniciou ontem (06.03) e encerra hoje.

Segundo o coordenador técnico da Área de Agricultura da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, os novos gestores devem buscar informações da área para que o setor agrícola sirva como fator de desenvolvimento econômico para a cidade. “O município precisa gerar emprego e renda e o agronegócio é uma das principais fontes para isto”, ressaltou.

Entre as pautas abordadas no evento estão os planos municipais de desenvolvimento rural. “Vamos orientar os municípios para que elaborem o plano, que orienta os prefeitos para os próximos quatro anos. Serve para identificar as oportunidades, os problemas e as necessidades dos municípios, mostrando quais projetos são prioritários para o governo”, explicou Nascimento.

Outro destaque do encontro foi o painel sobre o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Foram apresentadas orientações de como implementar o SIM pelas prefeituras. O assessor técnico da Área da Agricultura da Famurs, Ismael Horbach, destacou que, “a cada ano, o tema da inspeção se torna cada vez mais importante para os municípios”. Após a implementação do SIM, o município fica apto a aderir a outros sistemas que permitem a comercialização de produtos de agroindústria familiar para todo o Brasil.

Voltar